GERADOR DE QR CODE COM WINFORMS E STIMULSOFT

Érik Thiago
3 min readSep 19, 2018

--

*imagem feita com base no freepik.com

Como gerar QR Code em projetos WinForms usando o gerador de relatórios Stimulsoft

E ai leitores, tudo bom com vocês? Neste artigo vamos ver como gerar QR Codes em projetos WinForms que usam o gerador de relatórios Stimulsoft. Esse tipo de código de barras muito utilizado e difundido pelo mundo afora.

Vamos ver como é muito, extremamente fácil gerar um QR Code com o Stimulsoft.

Vejamos as tecnologias utilizadas:

  • Stimulsoft: Gerador de relatórios. Possui muitas funcionalidades para que se possa gerar um excelente relatório. Disponível para várias linguagens, inclusive .NET, cujo é foco desse artigo.
  • QR Code:

É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. — De acordo com o G1

Beleza. Estamos entendidos? Vamos dar uma visão geral do QR Code para que você possa entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

Primeiro de tudo: é preciso um app que seja capaz de “decifrar” o código e mostrar o que se pretende. Isso inclui links, payloads, SMS, etc (iremos tratar desses outros modos em outro artigo). Aqui vamos aprender a como criar um para redirecionar à um link.

O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.

Em 2003, a linguagem começou a ser aplicada em celulares, já que até as câmeras da tecnologia VGA, de baixa qualidade (presente em muitos aparelhos) são capazes de ler e interpretar a imagem.

O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo. — Site TechTudo.

Bom, de posse dessas informações, vamos ao código né? Chega de tanta teoria!!!

Detalhe importante: o Stimulsoft funciona a base de compra de licença. Lembre-se que usei para este artigo apenas o relatório, porém, antes de tudo, você deve ter adquirido a licença para a utilização da biblioteca, beleza?

O Stimulsoft é instalado em seu computador e ai basta você adicionar a referencia a biblioteca, que não é pelo nuget, é de forma manual, que tudo funcionará corretamente.

Primeiro criamos um projeto do tipo WinForms(não vou abordar como criar um projeto desse tipo aqui, vou ser mais direto ao ponto) e criar um relatório.

Vou pular a parte de como criar um relatório, porque isso você já fez quando baixou e adquiriu a licença do Stimulsoft, ok?

Bom, com o relatório criado, você vai selecionar a opção de código de barras no relatório. Após, configure para ser do tipo QR CODE.

Crie uma variável do relatório chamada Link e a coloque no QR Code como string. Ela vai receber do formulário o endereço que será renderizado no QR Code.

Desta forma, você vai procurar a variável que criou no relatório via código C# e vai passar pra ela o link desejado.

Crie um botão e no evento dele insira o seguinte código:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
StiReport report = new StiReport();
report = rltQrCode;

report.Dictionary.Variables["Link"].Value = "https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/";
report.Show();
}

Lembre-se importar a referência, ok?

using Stimulsoft.Report;

Bom, vamos a explicação: de forma prática, o que fizemos foi criar uma variável do tipo StiReport para que possamos passar para ela o nosso relatório. Depois disso, buscamos no dicionário de variáveis, a nossa, “Link”, e passar o valor como uma string que aponta pro site do Visual Studio. Simples assim!!!

Com isso, o relatório será exibido (report.show()) com o QR Code apontando para o site que definimos. Simples, não?

É isso ai! Terminamos! Agora você já pode usar o gerador de relatório Stimulsoft em seu projeto para fazer QR Codes.

Críticas construtivas são muito bem vindas. O projeto está no GitHub. Como é aberto, caso queiram contribuir, à vontade!!

--

--

Érik Thiago

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Brinca de tocar violão e guitarra. Adora C#, Azure, ASP.NET(CORE) e tecnologias que mudam o mundo para melhor.